20 de junho de 2010

Peripécias

Há muito que não vos conto as peripécias das minhas gatas. "Peripécias", foi isso mesmo que quis dizer: no sentido arquetipal de περιπέτεια! ... Mas, isso, são contas e rosários de outro mundo.

Há um mês atrás, não consegui estar em parte alguma de tudo o que é lugar dotado de extensão, pois tais eram os choros excruciantes de bebé a passearem-se na minha envolvente auditiva. (Pondo de lado a linguagem de porco a caminho do matadouro: ouvia, por todo o lado, miados que me pareciam choro de bebé.)

Era o gato da minha vizinha cujo filho de tenra idade, na exiguidade de linguagem e de bichanos, havia imposto os horrorosos nomes de "Gato" e de "Miau". O bicho andava, ou com mau olhado, ou coceira não se sabe bem onde, que passava a vida a caminhar de um lado para o outro, indolentemente, a espalhar a gemideira.

As gatas, que não costumam ser nervosas, não lhe ligavam peva e, se o viam, fingiam não o ver e olhavam para o lado desinteressadamente interessadas num passarito ou num gafanhoto. O Miau lá lhes dava a volta, cincundando-as vinte ou trinta vezes, até que calhava ficarem num frente a frente olhando-se provocatoriamente. Após arrastar o anafado bandulho na argila do solo, e quase sempre quando eu já estava distraído daquelas cenas, em pulo ele saltava sobre a dama e rápido se escapulia às suas garras afiadas.

Foi assim que, em data incerta, pariram cada uma sua ninhada. A Ratita apresentou-me cinco e a Farrusca quatro. Tenho agora doze bocas para alimentar se contarmos com a inútil da Tia Laranjinha. O Miau aparece à hora das refeições mas fica de longe a ver, com o ar de quem não aprecia as maneiras labregas de estar à mesa daquelas gatas e crias tão rústicas.

O Gato é irritante: passeia-se por ali com ares de lorde e ignora-me ostensivamente. Também o dou ao desprezo. Acho que as gatas, agora, também o ignoram.

Agora parece terem acabado as uniões endogâmicas e as taras recessivas: não só apareceram novas listas no pêlo como reapareceu o branco, com uma cria a lembrar o An Ji e outra toda branca a parecer-se com uma cobaia de laboratório. Os bichos são espertos e muito mexidos, cada um com o seu temperamento. Mas essas peripécias ficam para depois. Agora há que ir regar os jardins.

5 Comentários:

At 25/06/10, 11:14, Blogger Justine comentou...

Há muito que não nos contas nem as peripécias das tuas gatas, previsíveis depois dos luares de Janeiro, nem as peripécias do teu jardim, que, essas, devem ser muitas e coloridas...
Abraços

 
At 26/06/10, 18:52, Blogger Gasolina comentou...

Com um gato nunca se está só. Com muitos enchemo-nos de particularidades.

E mais fotografias?


Beijo ao Tremontelo e aos manos.

 
At 29/06/10, 10:08, Blogger Justine comentou...

Rui, eu não sou propriamente a Joaninha dos olhos verdes, e portanto os meus percursos são diferentes:))
O final infeliz tem só a ver com o estado deplorável em que está aquele troço da Ria Formosa, com tanta construção clandestina que até faz doer o coração...
Abraço

 
At 29/06/10, 15:11, Blogger Rosa dos Ventos comentou...

Já não vinha aqui há muito por te encontrar parado mas pelos vistos tens tido muitos afazeres...
Eu com três gatas já não dou conta do recado imagino o que por aí vai!
No meu quintal aparecem alguns armados em "D. Juan" mas não têm sorte nenhuma! :-)9

Abraço

 
At 09/07/10, 21:45, Blogger Alien8 comentou...

Eu não comentei isto noutro sítio?
Parece-me que sim... ou então isto vai pior do que eu pensava.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial