11 de maio de 2008

Balanço do fim-de-semana

Aquilo que parecia ser uma afirmação séria, tornou-se um caso sério. Estando de abalada, acabei por ficar. E ficando, voltei aqui.

A propósito de um comentário da Maria, e para meu espanto, o meu postal sobre "a verdade" mostrou-se um revelador eficaz de aspectos intrigantes da mente humana que eu desconhecia: há gente capaz de ler coisas daquelas. E mais: lêem com atenção, dão importância ao mais envergonhado dos pormenores, concordam ou discordam, alvitram visões alternativas, reflectem, argumentam. E verifico que o fazem com prazer. Afinal, a "filosofia" pode sair do seu banho de naftalina, sair à rua e andar de mão dada com pessoas comuns, como eu, como nós.

Entretanto vieram-me à cabeça coisas interessantes que poderia ter escrito sobre "o olho de deus". É que a expressão, e a imagem que contém, são velhas de séculos, ou talvez milénios, e têm uma grande actualidade. Vou só ilustrar um aspecto da sua actualidade pedindo a vossa atenção para a nota de um dólar ilustrada aqui à esquerda.

À esquerda da palavra "one" podem verificar a pirâmide com o olho de deus, que reproduzo aqui ao lado direito para facilitação de análise.
A expressão latina "annuit coeptis" significa "favorece os empreendimentos"; a expressão "novus ordo seclorum", "a nova ordem do mundo".

A pequena nota verde contém todo um ideário expansionista e totalitarista que eu traduzo da seguinte forma: "o olho de deus favorece a expansão capitalista e a instauração de uma nova ordem mundial". Mas abstenho-me de mais comentários e deixo apenas uma pergunta: para que lado estava a olhar o olho de deus no 11 de Setembro? Deixo uma pista: petróleo.

O postal seguinte, no "neste lugar", faz a passagem do olho de deus (a verdade absoluta) para o tema da globalização e deixa a pergunta inquietante: será que a mundialização do capital e a privatização dos poderes políticos nos está a conduzir a uma nova Idade Média? E, se isso acontecer, não iremos nós mergulhar numa nova e pior longa noite de trevas?

O fim de-semana permitiu-me ainda o regresso à minha Singer com a ajuda do Google. O resultado foi postado aqui em baixo.

Amanhã é que é de vez: vou às couves, está decidido.

1 Comentários:

At 13/05/08, 12:11, Blogger Carla comentou...

quase temo ter que dizer que sim às tuas perguntas...assustada é certo, mas digo que sim
boa semana

 

Enviar um comentário

<< Página inicial